redes de iot

Como é a estrutura de uma rede IoT?

Para realizar a telemetria e monitoramento de uma máquina ou sensor IoT é necessária toda uma estrutura para que o dado chegue de forma consistente e confiável.

Hoje vamos apresentar de forma simplificada todas as etapas de uma estrutura de rede IoT com base no exemplo de sensoriamento de um sensor de temperatura.

A estrutura da rede IoT

Para você monitorar um sensor de temperatura na tela do seu celular de forma remota existem diversas etapas a se cumprir. Desde a escolha do sensor, processamento e transferência do dado até a exibição em sua tela.

Sensor

A primeira etapa é converter a informação de temperatura em um sinal elétrico a ser lido. É importante escolher o sensor certo cuidando fatores como faixa de temperatura, quão agressivo é o local em que o sensor será instalado e distância entre o sensor e o dispositivo IoT que vai ler ele.

Processador

Após é necessário converter este sinal elétrico em um número, permitindo que a informação da temperatura possa trafegar de forma clara e objetiva. Se você precisa fazer mais que só ler o dado e monitorar ele pela internet talvez seja necessário um processador mais potente.

Gateway

Aqui é a porta por onde o valor da temperatura passa para chegar a internet. O gateway tem como função conectar o processador com a internet, podendo utilizar diversos métodos, sendo os mais populares Wi-Fi e GPRS/GSM. Ainda é possível separar o gateway em mais de uma unidade, sendo comum o uso de uma unidade local, centralizando todos os sensores e outra unidade que possui conexão com a internet.

Internet

A partir de então o seu dado de temperatura já esta online, mas ainda precisa ser colocado em algum lugar em que todas as partes conheçam, tanto o processador como o sistema que depois exibirá na sua tela.

API ou Broker

Já com internet, o processador enviará o dado de temperatura através do gateway para uma API ou Broker que tem função de fazer o dado circular onde é necessário, inclusive de entrar para o banco de dados.

Banco de dados

Recebendo o dado de temperatura, a API o armazena no banco de dados, identificando qual a temperatura recebida e quando. O histórico fica disponível para consulta, permitindo que a temperatura seja analisada ao longo do tempo.

Painel de controle (Dashboard)

Finalmente aquele dado capturado lá no sensor de temperatura pode ser visualizado remotamente em sua tela com o painel de controle. Este painel pode ter muitas caras, desde um aplicativo até um sistema de gestão complexo. Neste caso você poderia ver temperatura em tempo real, analisar o histórico com gráficos, gerar alertas caso algo saia do esperado e muito mais se combinado com outros dados.

Dashboard é um painel visual que contém informações, métricas e indicadores da empresa. A ideia é que nele estejam representados os números relevantes para a estratégia de negócio.

Neil Patel

Existem ainda outras formas de estruturar uma rede de sensores IoT, sendo elas variações desta mesma estrutura base, com vantagens e desvantagens entre elas, além dos detalhes de cada etapa.

Cada etapa pode dar bastante trabalho na escolha de qual tecnologia é a mais adequada para o seu caso. O ideal é encontrar a melhor solução para a sua aplicação, tornando a rede mais rápida, segura, confiável e reduzindo custos.

Precisa de ajuda pra decidir como estruturar sua rede IoT ou ainda para capturar os dados em campo? Fala com a gente que nós te ajudamos!

Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Inscreva-se em nossa newsletter